Equilíbrio

Se você conseguir controlar o que fala você estará apto para controlar o corpo todo ou seja todas as suas atitudes. A rede social e a falta do olho no olho nos dá coragem de falar o que vem a nossa cabeça de imediato. Tem muita coisa que é escrita que não falaríamos olhando olho no olho.

A nossa fala sempre deve andar alinhada a nossa atitude, o que eu tenho coragem de escrever, tenho que ter coragem de falar olhando no olho da pessoa, mas a verdade é que rede social nos treina para falar muito e pensar pouco, agimos por impulso.

Quem nunca mandou uma indireta no Facebook, Whatsapp ou qualquer outra rede social e depois viu que fez meleca?

Somos feitos de emoções, eu recebi uma resposta muito grosseira hoje por e-mail, sabe quando você acorda de bem com a vida e te jogam um balde de água fria?

Foi assim que me senti hoje com a resposta que recebi, de imediato eu pensei em responder o e-mail na mesma altura, acabei chamando a pessoa de prepotente e decidi me retirar da conversa encerrando com um: Nunca mais você receberá e-mail meu.

Diante da ofensa recebida a minha primeira vontade foi de enviar um e-mail gigante vomitando tudo o que me vinha a mente, mas preferi me calar, porque eu sou capaz de me controlar diante de uma agressão verbal.

Muito dos problemas que enfrentamos na vida é resultado de uma reação descontrolada, quando falamos sem pensar. Eu tenho aprendido que no momento de muita raiva é melhor não falar nada, engulo e no momento oportuno, sem briga, sem agressividade eu me manifesto como a minha opinião.

Nós podemos dizer muitas coisas, mas precisamos saber o momento, o tom como falamos com as pessoas e as palavras que usamos. A pior coisa que tem é você ficar calado quando a sua vontade é de sair falando, mas acredite, o auto controle é como um remédio amargo, na hora você vai fazer cara feia para engolir a medicação, mas quando o remédio começar a fazer efeito você verá o alivio.

Assim é com as nossas palavras, na hora nossa vontade é de responder grosseiramente, mas com os passar do tempo você percebe que a melhor reação foi se calar e aprender a lição, porque o tempo sempre revela.

Muitos relacionamentos entre amigos, casais, profissionais e família, poderiam estar em perfeita harmonia, se alguém tivesse tido a inteligencia de se calar quando a vontade era falar tudo o que está atravessado na garganta.

A verdade é que quando falamos irado, raramente a nossa fala será gentil e proveitosa, sempre será carregada de palavras duras, por isto a necessidade de se acalmar e então retomar o assunto.

Não somos perfeitos, ainda somos humanos, quem nunca falou algo que depois pensou e repensou sobre e chegou a conclusão que o silêncio teria sido a melhor resposta?

Mas tudo bem, você pode errar, você é ser humano, precisamos aprender com os nossos erros e então termos atitudes diferentes diante das mesmas situações.

Sempre vai ter alguém no seu trabalho, no transito, nas suas relações, alguém que seja mal-educado com você, não temos como viver em uma bolha, mas podemos aprender a controlar nossas reações para evitar um problema maior. Tem coisas que podem ser resolvidas com muita delicadeza se permitimos que o nosso ego fique quieto.

Eu já perdi boas oportunidades na minha vida porque falei mais do que devia. Ainda bem que a vida sempre nos dá uma nova chance de colocar em pratica aquilo que aprendemos. A melhor faculdade de podemos ter não é Havard, a melhor faculdade é a vida, sempre praticando o que aprendemos, a teoria sem a pratica de nada vale.

Dia após dia somos desafiados diante de situações, pessoas que colocam em check nossa paciência e ai eu te digo: a nossa reação diante de uma afronta é que irá definir nossas conquistas. Se conseguirmos controlar nossa reação estamos aptos a dar passos maiores na vida, pois existem conquistas que não são para pessoas desequilibradas.

Jesus foi o maior exemplo de uma ser humano equilibrado, li um livro em que o psiquiatra Augusto Cury diz que ele tentou através da analise critica, derrubar o mito Jesus, mas Jesus o deixou assombrado, afinal de contas Cristo sabia que iria morrer da forma mais cruel, traído por um daqueles que se sentou a mesa com Ele e mesmo assim Cristo foi capaz de comer com Judas, sendo que qualquer um de nós sabendo que seriamos mortos teríamos uma anorexia imediata.

Esta analise foi de Augusto Cury, que afirma que Jesus decifrou o código da proteção da emoção e do gerenciamento do pensamento ou seja temos domínio sobre o nosso pensamento, uma pessoa com suas faculdades mentais normais, não estou falando de um deficiente mental.

Para o cristão, Jesus é a maior referencia de auto controle. Por isto hoje te convido a refletir sobre suas atitudes impulsivas, tenha domínio próprio e conquiste mais em todas as áreas da sua vida.

Parafraseando Proverbios 17:28, até o idiota se passa por inteligente quando fica com a boca fechada.

Uma Semana Extraordinária e de Muito Auto Controle.

Abraço

3 comentários sobre “Equilíbrio

  1. Vdd estar em silencio pode ser um remédio. Tenho exemplo de mim mesmo quando agi impulsimanente. Acabei com meu casamento. Poderia ter deixado a ira passar e resolver com calma.Talvez estaria casada até hoje. Mas agora não adianta mais lamentar.Quis praticar o ato de pedir perdão. Mas a pessoa não me perdoou .Sofri muito com o peso da culpa.Depressão e tomo medicamentos até hoje. Bjs obgd…

    Curtido por 1 pessoa

    1. Querida Edinéia a vida é feita de decisões, não podemos viver do e se… você erro porque é humana, não somos máquinas e teve uma atitude nobre de pedir perdão. A outra pessoa não quis receber, não se culpe, se AME e se perdoe, você aprendeu com o seu erro e a vida está de braços abertos te esperando para grandes novidades, leia meu poste sobre renove sua mente. Deus te abençoe!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s